Não Largue esse Celular

É comum pensarmos que muitas são as dificuldades encontradas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. As aulas são, muitas vezes, ministradas de forma estritamente teórica, enfatizando apenas conceitos e leis e distante da realidade dos alunos. Em contrapartida os celulares estão nas mãos da maioria dos alunos com à internet tanto móvel quanto Wi-Fi, vistos por muitos com um aparelho que tira o foco do ensino. No entanto, os smartphones podem ser utilizados para além de redes sociais e vídeos, eles são um verdadeiro laboratório portátil. A diversidade de sensores encontrados nos smartphones torna possível desenvolver uma variedade de experimentos quantitativos e observações sem a utilização de sistemas externos de aquisição de dados, que na maioria das vezes possuem preços elevados, além de serem pouco portáteis. Assim, a utilização do smartphone permite que muitos experimentos possam ser realizados fora do ambiente do laboratório, como na residência dos próprios alunos, com necessidades especiais ou não. Este projeto tem como objetivo utilizar os sensores presentes no smartphone em experimentos de Ciências para abordar os vários tópicos vistos em Física, Química e Ciências em Geral durante a graduação, melhorando a sua compreensão e assim diminuindo o índice de retenção.