O monitoramento da radiação ionizante é uma prática relevante em ambientes de física médica, como salas de radioterapia e radiodiagnóstico, para garantir a segurança radiológica de profissionais e pacientes. No entanto, os equipamentos comerciais para essa finalidade são frequentemente caros e, geralmente, não oferecem a flexibilidade necessária para a aquisição de dados a longo prazo. Essa limitação se deve principalmente à falta de conectividade sem fio, essencial para o mapeamento de campos de radiação de fuga. Essa necessidade motivou o desenvolvimento de alternativas de baixo custo, como o sistema baseado na plataforma Arduino apresentado por (CRUZ, 2024). Felizmente, a ampla disponibilidade de microcontroladores mais modernos e conectados, como o ESP32, abre possibilidades ainda maiores para o desenvolvimento de instrumentação científica acessível, conectada e autônoma.
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um contador Geiger-Müller (GM) prototipado de baixo custo, denominado Autonomous Radiometric Geiger with Online Networking, que é autônomo e portátil. Nosso objetivo principal é desenvolver um instrumento que possa operar continuamente por pelo menos 24 horas alimentado por baterias, registrar a taxa de contagem de radiação localmente e transmitir os dados em tempo real para um servidor na nuvem via Wi-Fi, o que permite que o dispositivo realize monitoramento e análise remotos.
CRUZ, F. B. d. Construção de um Geiger-Müller a partir da plataforma Arduino. Tese (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Médica)) —Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. Acessado em: 09 de Setembro de 2025. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41877>.