Sem categoria
-
14/08/202511h12Notícia
Colaboradores
Grupos e Instituições
Qurious - Computação Quântica FURG
https://www.instagram.com/quriouscq/Laboratório de Micologia da FAMED-FURG
https://www.instagram.com/labmicofamedfurg/Prefeitura Municipal de São José do Norte
https://www.saojosedonorte.rs.gov.br/Ciência na Cidade, Ciência na Vida
https://www.instagram.com/cienciacidadevida/Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas - NEAI
https://www.instagram.com/neaifurgEscola de Educação Especial José Alvares Azevedo
https://www.instagram.com/eja.azevedo/TEIAS - PG
https://teiaspg.furg.br/Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI
https://geali.furg.br/Radiações nas Redes
https://www.instagram.com/radnasredes/OpenLab - Oceantec
Programa de Pós-Graduação em Ambientometria
https://ppgambientometria.furg.br/Mestrado Profissional em Ensino de Física
https://ppgmnpef.furg.br/Docentes
Paulo Roberto Armanini Tagliani
Instituto de Oceanografia - Núcleo de Gestão Costeira
http://lattes.cnpq.br/2294176480583072Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo
Instituto de Letras e Artes - Artes Visuais
https://www.claudioazevedo.art.br/ -
14/08/202511h06Notícia
EcoMaker
A oficina EcoMaker integra os princípios da abordagem STEAM e da Cultura Maker, utilizando, além da impressão 3D, materiais recicláveis ou de baixo custo e e-lixo na construção de protótipos científicos e tecnológicos. A metodologia adotada contempla momentos de problematização, modelagem digital, construção prática e reflexão coletiva. A oficina tem como objetivos melhorar o engajamento dos estudantes e promover o pensamento crítico, a compreensão de conteúdos científicos e a consciência ambiental.
-
14/08/202511h05Notícia
Prototipagem e Impressão 3D
Neste projeto temos como meta, instigar os alunos de escolas públicas e a comunidade dos municípios de São José do Norte e Rio Grande, através de oficinas e exposições, a verem a Ciência como algo mais próximo do seu cotidiano, de uma forma mais prática e atraente, utilizando tecnologias como a da prototipagem rápida (impressoras 3D) e a prototipagem eletrônica (Arduino e Micro:bit) para criar experimentos em um processo contínuo de transformação de conhecimento teórico em experimentos lúdicos. E por meio da reciclagem de polímeros atendendo não apenas os quesitos de sustentabilidade do meio ambiente pelo processamento e reuso destes materiais para a confecção de dispositivos científicos como principalmente pela sustentabilidade do projeto seja através da fabricação de filamentos para uso na impressora 3D como na fabricação de placas que podem ser esculpidas e/ou moldadas, e até mesmo injetados em moldes. Também visa, um papel de interlocutor entre a universidade, as prefeituras de São José do Norte e Rio Grande e a escola pública, a fim de trocar informações e conhecimento científico e acadêmico. E por fim, a proposta permitirá o desenvolvimento da pesquisa como princípio pedagógico, incentivando os alunos das escolas na busca de conhecimentos e permitirá que os envolvidos no projeto estejam engajados de modo a estarem aptos a desenvolverem seus experimentos com base nos conhecimentos das ciências da natureza, incentivando-os ao movimento maker.
-
14/08/202511h03Notícia
Robotreco
A oficina Robotreco como meta integrar a abordagem STEAM (do inglês: Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics, em português: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e a Cultura Maker à atividades de Automação & Robótica a professores e estudantes da rede pública de ensino, tornando-as mais interdisciplinares, colaborativas e práticas. Nas oficinas serão utilizadas tecnologias como as de prototipagem rápida (impressora 3D), a prototipagem eletrônica (Arduino, Esp32, Micro:bit), notebooks e softwares variados, mas também materiais convencionais e mesmo materiais de baixo custo ou reciclados, sempre transformando o conhecimento teórico em atividades lúdicas.
-
14/08/202511h01Notícia
Não Largue esse Celular
É comum pensarmos que muitas são as dificuldades encontradas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. As aulas são, muitas vezes, ministradas de forma estritamente teórica, enfatizando apenas conceitos e leis e distante da realidade dos alunos. Em contrapartida os celulares estão nas mãos da maioria dos alunos com à internet tanto móvel quanto Wi-Fi, vistos por muitos com um aparelho que tira o foco do ensino. No entanto, os smartphones podem ser utilizados para além de redes sociais e vídeos, eles são um verdadeiro laboratório portátil. A diversidade de sensores encontrados nos smartphones torna possível desenvolver uma variedade de experimentos quantitativos e observações sem a utilização de sistemas externos de aquisição de dados, que na maioria das vezes possuem preços elevados, além de serem pouco portáteis. Assim, a utilização do smartphone permite que muitos experimentos possam ser realizados fora do ambiente do laboratório, como na residência dos próprios alunos, com necessidades especiais ou não. Este projeto tem como objetivo utilizar os sensores presentes no smartphone em experimentos de Ciências para abordar os vários tópicos vistos em Física, Química e Ciências em Geral durante a graduação, melhorando a sua compreensão e assim diminuindo o índice de retenção.
-
13/08/202521h45Notícia
Infraestrutura
dadfdds
-
10/08/202315h37Notícia
Página Inicial
O Laboratório Ciência 3D (Ci3D), criado em 2017, em parceria com o Grupo Ciência Sustentável tem como objetivo trabalhar em prototipagem rápida e eletrônica e com utilização de materiais convencionais ou recicláveis para aplicações em ensino, pesquisa, extensão e cultura.
Últimas Noticias -
01/11/201809h57Notícia
Contato
e-mail: ciencia3dimpressa@gmail.com
instagram: @ciencia3d
https://www.instagram.com/ciencia3d/Salas N02 e N09 do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF - FURG.
Localização: https://maps.app.goo.gl/qrHpesSA2P3Swoni8
-
03/10/201713h35Notícia
Revistas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h34Notícia
Toque no Objeto, Por favor
Toque no Objeto, Por Favor!!!
A discussão da inclusão e da acessibilidade em âmbito cultural é uma temática em ascensão. Com novos editais de cultura exigindo que parte da verba seja utilizada para a acessibilização de projetos para o público de pessoas com deficiência, há uma nova atenção para o assunto e uma busca constante por alternativas e práticas que atendam às mais diversas demandas. Outra grande mudança é a velocidade com que se desenvolvem e difundem as inovações tecnológicas, sendo fundamental que a universidade contribua na formação dos alunos para essa realidade. Neste contexto, é desenvolvido a atividade extensionista "Toque no Objeto, por Favor!!!", cujo título é um contraponto dos dizeres já conhecidos nos Museus: "Não Toque, Por Favor". Através da construção de réplicas de esculturas e de adaptações de pinturas para serem tocadas, promove-se a inclusão cultural de pessoas com deficiência (PcD) visual. Todos os materiais são confeccionados através da tecnologia de prototipagem rápida (impressão 3D) ou com materiais convencionais. Complementarmente, para enriquecer a experiência do toque, todos os objetos possuem a sua descrição em Braille e áudio.
O projeto desenvolve parte de suas atividades na Escola Especial José Álvares de Azevedo (Rio Grande - RS), um espaço de aprendizagem destinado para alunos com deficiência visual.
-
03/10/201713h32Notícia
Documentos
Regimento e normas internas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Formulários
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Atas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h31Notícia
Editais
Bolsa Casarão do Saber - Projeto 969
Duas bolsas de duração de 30 dias. Valor R$ 890,00.
Link: https://faurg.org.br/site/index.php/elementor-9414/
-
03/10/201713h29Notícia
Infraestrutura
Infraestrutura
O Laboratório Ciência 3D Impressa possui duas salas, a N02 e a N09, tem por missão:
1) promover e atuar na área de ensino desenvolvendo e fabricando por meio de tecnologias de prototipagem e máquinas CNCs kits educacionais na área de ciências;
2) atuar na extensão através de projetos que tem como meta, instigar tanto aos alunos da FURG quanto os alunos de escolas públicas e a própria comunidade a verem a física e a ciência como parte de suas vidas cotidianas, de uma forma mais prática e objetiva, utilizando tecnologias de prototipagem eletrônica e prototipagem rápida para criar experimentos físicos/mecânicos;
3) e atuar na área científica-tecnológica desenvolvendo próteses, protótipos e equipamentos de forma mais rápida e barata utilizando prototipagem rápida do que por métodos convencionais.
4) desenvolver metodologias para reutilização de materiais plásticos na construção de equipamentos eletrônicos e/ou mecânicos, de baixo custo e com potencial aplicação científica e tecnológica.
Atividades desenvolvidas:
( x ) ensino
( x ) pesquisa
( x ) extensão
( x ) cultura
Principais equipamentos instalados: Impressoras 3D, Cortadora Laser, CNC router, ar-condicionado
Capacidade de atendimento: Na sala N02: 4 alunos e na sala N09: 7 alunos
Área física disponível: Sala N02: 25 m2 e sala N09: 25 m2
Responsável - Nome Completo/SIAPE: Everaldo Arashiro/ 1648875
Localização: ANEXO PAV. 02 - IMEF E EE
Contato: earashiro@furg.br/ciencia3dimpressa@gmail.com
-
03/10/201713h28Notícia
Equipe
Docentes
Prof. Dr. Everaldo Arashiro
earashiro@furg.br
http://lattes.cnpq.br/1305055548542115Prof. Dr. João Francisco Prolo Filho
joaoprolo@furg.br
http://lattes.cnpq.br/6332361048614535Prof. Dr. Matheus Jatkoske Lazo
matheuslazo@furg.br
http://lattes.cnpq.br/2253520712024445Profa. Dra. Aline Guerra Dytz
alinedytz@furg.br
http://lattes.cnpq.br/0626175392184224Profa. Suzielli Martins Mendonça
suziellim@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/1819201681506424Discentes
Ana Carolina Quintana de Almeida
Graduando em PedagogiaAna Beatriz Santos Lima
Graduanda em Artes VisuaisAline Sezimbra Sena
Graduanda em Engenharia QuímicaBruna Cristina Alfenas
Mestranda em LetrasFernanda Araujo da Paz
Graduanda em Física BachareladoJonathan Alves dos Santos
Graduando em Física LicenciaturaLuana Rodrigues dos Santos
Graduanda em Física BachareladoLucas dos Santos Gregolon
Mestrando em Ensindo de FísicaLuisa Costa Joris
Graduanda em Física BachareladoMiguel Nuno de Oliveira Ferraz
Mestrando em Ensino de FísicaRodrigo Barros Paes
Graduando em Física BachareladoSofia da Silva Benites
Graduando em Física BachareladoLuana Rodrigues dos Santos
Graduanda em Física BachareladoLucas dos Santos Gregolon
Mestrando em Ensino de FísicaLuisa Costa Joris
Graduanda em Física BachareladoRodrigo Barros Paes
Graduando em Física BachareladoSofia da Silva Benites
Graduando em Física BachareladoAlguns ex-integrantes
Alessa Moraes
Alexsandro Neves Silveira
Caroline Vanessa Bauman Bertti
Cassiana Silveira Lucas
Estefany Hespindola Soares
Nickolas Bernardo Alvarez Gomes
Giovanna Kecot Ribeiro
Gabriel Alves de Souza
Gutemberg Conrado Santos
Vitor das Neves Avelaneda -
03/10/201713h28Notícia
Equipe
DOCENTES
Prof. Dr. Everaldo Arashiro
Docente da Física
earashiro@furg.br
http://lattes.cnpq.br/1305055548542115Prof. Dr. João Francisco Prolo Filho
Docente da Matemática
joaoprolo@furg.br
http://lattes.cnpq.br/6332361048614535Prof. Dr. Matheus Jatkoske Lazo
Docente da Matemática
matheuslazo@furg.br
http://lattes.cnpq.br/2253520712024445Profa. Dra. Aline Guerra Dytz
Docente da Física
alinedytz@furg.br
http://lattes.cnpq.br/0626175392184224Profa. Suzielli Martins Mendonça
Docente da Física
suziellim@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/1819201681506424Discentes
Ana Carolina Quintana de Almeida
Graduando em PedagogiaAna Beatriz Santos Lima
Graduanda em Artes VisuaisAline Sezimbra Sena
Graduanda em Engenharia QuímicaBruna Cristina Alfenas
Mestranda em LetrasFernanda Araujo da Paz
Graduanda em Física BachareladoJonathan Alves dos Santos
Graduando em Física LicenciaturaLuana Rodrigues dos Santos
Graduanda em Física BachareladoLucas dos Santos Gregolon
Mestrando em Ensindo de FísicaLuisa Costa Joris
Graduanda em Física BachareladoMiguel Nuno de Oliveira Ferraz
Mestrando em Ensindo de FísicaRodrigo Barros Paes
Graduando em Física BachareladoSofia da Silva Benites
Graduando em Física BachareladoAlguns Ex-Integrantes
Alexsandro Neves Silveira
Caroline Vanessa Bauman Bertti
Cassiana Silveira Lucas
Estefany Hespindola Soares
Nickolas Bernardo Alvarez Gomes
Giovanna Kecot Ribeiro
Gabriel Alves de Souza
Gutemberg Conrado Santos
Vitor das Neves Avelaneda -
03/10/201713h27Notícia
Projetos & Oficinas
O Ciência 3D e Ciência Sustententável desenvolvem projetos de pesquisa, inovação tecnológica, ensino, extensão e cultura, além oficinas de prototipagem que integram a abordagem STEAM (do inglês: Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e a Cultura Maker.
No menu ao lado estão apresentados alguns de seus projetos e oficinas.
-
03/10/201713h26Notícia
Estrutura Curricular
Disciplinas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h26Notícia
Pesquisa
Linhas de Pesquisa
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Grupos de Pesquisa
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Projetos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h25Notícia
Apresentação
Ciência 3D
O Laboratório Ciência 3D (Ci3D) foi criado em abril de 2017 como uma iniciativa do Prof. Dr. Everaldo Arashiro do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), juntamente com a Profa. Dra. Aline Guerra Dytz e os alunos Gutemberg Conrado e Suzielli Martins Mendonça. Se integraram a coordenação do laboratório, em junho de 2017, o Prof. Dr Matheus Jatkoske Lazo. Em 2019, o laboratório começou a parceria com o grupo Ciência Sustentável, coordenado pelo Prof. Dr. João Francisco Prolo Filho.
Missão
1) promover e atuar na área de ensino, desenvolvendo e fabricando por meio de tecnologias de prototipagem e máquinas CNCs kits
educacionais na área de ciências; e incentivando o uso de smartphones para a realização de experimentos de ciências.2) atuar na extensão, promovendo oficinas de prototipagem e impressão 3D; oficinas de Robótica e participando de eventos de promoção à Ciência e Inovação.
3) atuar na área científica e tecnológica desenvolvendo próteses, protótipos, materiais inclusivos e equipamentos de forma mais rápida e barata utilizando a prototipagem rápida.
4) atuar na área cultural através da construção de réplicas de esculturas e de adaptações de pinturas para serem tocadas, promovendo a inclusão cultural de pessoas com deficiência (PcD) visual.
5) desenvolver metodologias para reutilização de materiais plásticos e componentes eletrônicos na construção de equipamentos eletrônicos e/ou mecânicos, de baixo custo e com potencial aplicação científica e tecnológica.